Por: Sofia Trindade
Passados 23 anos da adesão à União Europeia “A UAlg TV” foi saber como se comemorou o dia da União Europeia na UAlg e como funciona o Centro de Documentação Europeia.
É o Centro de Documentação Europeia que costuma organizar as actividades de comemoração do Dia da União Europeia perto da comunidade académica.
O centro foi criado em 1995 pelo ex-reitor Adriano Pimpão que “fez contactos com a Comissão Europeia no sentido da Universidade do Algarve poder ter um Centro de Documentação Europeia. Assim inaugurámos as primeiras instalações no Campus da Penha” como explicou a responsável técnica pelo centro, Maria João Barradas.
Posteriormente o centro mudou-se para a Biblioteca Central do Campus de Gambelas, onde permanece.
Os CDE’s encontram-se localizados em bibliotecas de estabelecimentos de ensino superior para que possam ser facilmente consultados pelo público em geral e para fomentar e auxiliar a investigação, uma vez que o seu principal objectivo é “proporcionar essa informação aos professores e aos alunos para promover a investigação nas matérias comunitárias”, como nos disse Maria João Barradas.
É o centro que se encarregou de organizar as actividades comemorativas do dia 9 de Maio, dia da União Europeia, mas este ano, por se encontrar a fazer uma parceira com a Câmara Municipal de Albufeira e o evento anual Paginários, não foi proposto nenhum evento especial dentro da UAlg.
De qualquer modo estiveram a cargo do centro duas noites no PAginários. No dia 7 de Maio organizou-se uma palestra sobre o tema desta edição dos Paginários, a astronomia, que ficou a cargo da professora Paula Sá, e no dia 8 de Maio organizou-se um debate sobre as eleições europeias, que teve como moderador o professor António Covas, responsável académico do centro.
Noutros anos já foram organizados “por iniciativas próprias seminários, há 2 anos organizamos um curso livre sobre a União Europeia, leccionado pelo professor António Covas, que teve uma adesão enorme” contou-nos a responsável técnica, que no revelou que poderão haver mais cursos “pensamos propor ao professor que repita o curso”.
Este ano o centro procedeu a divulgação e distribuição de folhetos e brochuras informativas sobre a União Europeia, pelas diferentes Faculdades e Escolas Superiores, assim como pelas cantinas, para comemorar e informar os jovens sobre as novas politicas e “divulgar um pouco melhor o centro”.
Desde 9 de Maio do ano passado que o centro tem uma pequena rubrica na RUA FM, onde são divulgadas as noticias actualizadas sobre a EU, politicas e iniciativas e “de vez enquanto levamos entrevistados".
Os outros partidos ainda não responderam ao convite, mas a responsável técnica pelo centro e pelo programa “Europa na Rua” aguarda o contacto, e acha que estas participações no programa seriam esclarecedoras para os jovens, por parte dos quais “gostava que houvesse uma grande participação porque a UE constrói-se com todos e os jovens estão a estudar e a prepara-se para o mercado de trabalho. Convêm estarem muito alerta para estas questões e intervir, porque intervir é ser bom cidadão e todos nós devemos expressar a nossa opinião e sermos proactivos em relação as estas questões que nos dizem respeito.
Informa-te!
O centro é pesquisável na internet.
Uma das bases de pesquisa de livros na UAlg é a CDE. “É importante que as pessoas se habituem a fazer pesquisa nesta informação, bastante actualizada”, desenvolveu M.J. Barradas.
O CDE da UAlg dispõe de várias brochuras em várias línguas para todos os alunos que frequentam a universidade.
Podes vir consultar ou levantar brochuras grátis no centro que se situa no primeiro piso da Biblioteca Central de Gambelas ou mandar vir através da internet, em
Podes pesquisar em linha toda a documentação do centro, basta filtrares CDE na pesquisa às bibliotecas da UAlg, em http://www.bib.ualg.pt/bibliotecas/.
Sem comentários:
Enviar um comentário