FOTOREPORTAGEM

Os detalhes de Presos

Por: Grethel Ceballos e Sofia Trindade







Publicitários de renome...
Criativos de várias campanhas de sucesso...
Conversamos com Diogo Anahory e José Carlos Bom-Tempo, ex directores criativos da agência publicitária McannErickson , para saber o processo criativo da campanha publicitária Presos.



Em que consiste a campanha publicitária Presos?
É uma campanha contra 3 tipos diferentes de discriminação: a racial, a económica e a religiosa. Daí termos partido para 3 temas diferentes, o africano, o homeless e o muçulmano.

Em que meios de comunicação social foram publicadas as imagens desta campanha e quando?
Na imprensa (jornais e revistas) e em cartazes de rua.

Como é que surgiu este projecto?
Fomos abordados pela Amnistia Internacional que nos passou um briefing focado no problema da discriminação.

Quais eram os objectivos do cliente?
Sensibilizar a população em geral para este problema. E claro, reduzir ao máximo os casos de discriminação.

Seguiram alguma linha indicada pela Amnistia Internacional, ou tiveram liberdade total para desenvolver o projecto?
Tivemos liberdade QB. Não nos podemos esquecer que a Amnistia Internacional é uma marca e, como tal, tem os seus valores, a sua personalidade, o seu tom de voz. Fizemos questão de respeitar tudo isso.

Quais foram as vossas influências?
Não se pode dizer que existam influências. Existe um briefing ao qual tentamos responder da melhor forma. Depois entramos em brainstorming e tentamos encontrar a melhor ideia. Estas ideias, é claro, acabam por ser o resultado das nossas vivências: dos livros que lemos, dos filmes que vimos, etc, etc.

Como é que escolheram os símbolos que as “personagens”/modelos fotográficos carregam?

O briefing era muito claro relativamente aos 3 tipos de discriminação. Para a racial escolhemos um negro, para a económica um pobre e para a religiosa um muçulmano - hoje em dia parece que quando vemos um árabe vemos imediatamente um terrorista (como é óbvio, está longe de ser verdade)

Como é que se sentiram quando receberam os Leões de Ouro, em Cannes, por este vosso trabalho?
: ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : ) : )

Sem comentários:

Enviar um comentário

O ESCULTOR DA PEDRA DO MAR

« O mar proporciona-lhe os materiais para as suas peças esculpidas à mão, mas também e sobretudo, a inspiração, nascendo dessa conjugação perfeira uma inesgotável criação de figuras marinhas e religiosas.»