FOTOREPORTAGEM

Entrevista: Rita Redshoes

Por: Marta Miranda e Raquel Rodrigues

Rita Redshoes, nome artístico de Rita Pereira, é uma cantora portuguesa, ex-vocalista dos Atomic Bees e que actualmente canta com David Fonseca. Ficou neste último trabalho especialmente conhecida por dar a voz na canção "Hold Still". Em 2008 lançou o seu primeiro álbum a solo como Rita Redshoes, de nome "Golden Era".







Como é que tem sido recebida pelo público?
Surpreendentemente muito bem. Fico sempre surpreendida de chegar às cidade e os teatros estarem cheios e as pessoas conhecerem as músicas e cantarem para mim é sempre surpreendente porque isto começou há muito tempo mas a solo é relativamente recente o disco só tem um ano e é fantástico perceber que a música chegou às pessoas.

O álbum tem correspondido às expectativas?
Sim. Eu confesso que não tinha umas expectativas assim muito elevadas. Por isso é uma surpresa. Eu fiz o disco muito honestamente sem pensar no que iria ou não ser. Mas as músicas passam na rádio e as pessoas gostam.

Continua a ser muito associada ao David Fonseca ou já é vista como uma cantora a solo?
Eu não tenho bem noção disso. Obviamente que muita gente me conheceu através do David por eu tocar com ele e por fazer as primeiras partes dos concertos dele. E muitas pessoas associam-nos, mas eu não sinto muito isso, sinceramente não reparo.


Prefere mais os palcos abertos ou fechados?
Até agora gosto mais de teatro, mas agora quero ter mais experiência com palcos abertos. Nos palcos fechados é mais fácil de comunicar com o público e eu sou uma pessoa tímida por isso assim é mais fácil. E torna cada concerto único.

Continua a tocar com o David Fonseca?
Sim continuo.

Porque o nome RedShoes?
É uma pergunta que tenho respondido várias vezes… Eu não queria pôr o meu nome próprio porque queria encontrar um nome que expressa-se o meu universo musical e aquilo que eu fazia musicalmente e então depois de muito pensar um dia acordei apareceu RedShoes e eu gostei logo do nome, mas não percebi muito bem de onde é que aquilo tinha vindo. Mas percebi logo que tinha a ver comigo tem assim um lado fantástico de banda sonora, tem a ver com o atrevimento dos sapatos vermelhos nas mulheres e um bocadinho aquele lado rock n’ roll e eu achei que a minha música era uma mistura disso.

Que balanço é que faz do público Algarvio?
Tem sido um bom público. Bastante caloroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O ESCULTOR DA PEDRA DO MAR

« O mar proporciona-lhe os materiais para as suas peças esculpidas à mão, mas também e sobretudo, a inspiração, nascendo dessa conjugação perfeira uma inesgotável criação de figuras marinhas e religiosas.»