FOTOREPORTAGEM

Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal

Por: Grethel Ceballos


Fotografia: Grethel Ceballos

Em laboratórios ou em estufas germinam os resultados de várias investigações no âmbito das ciências agrárias.


Fundado em 1992, o Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal da Universidade do Algarve trabalha na pesquisa de novos conceitos de agricultura, que promovam a sua sustentabilidade e primem pela qualidade e segurança dos produtos agrícolas.


Situado no Campus de Gambelas, na Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais, o centro conta com uma equipa composta por 17 membros do corpo científico e 41 colaboradores.

Os seus objectivos, melhorar a excelência do conhecimento científico e a consolidação do desenvolvimento tecnológico, são alcançados pela multidisciplinaridade das suas abordagens, desde a célula até o lançamento de novos produtos e ideias.


Projectos actuais


Actualmente o CDCTPV desenvolve os seguintes projectos:

- PTDC/AGR-AAM/65094/2006 Reavaliação molecular da taxonomia de ampelovirus e suas consequências face ao novo esquema de certificação da videira (Responsável: Prof. Doutora Filomena Fonseca);


- PTDC/AGR-ALI/64295/2006 –TECHNOPOSTHARVEST– Tecnologias emergentes de pós-colheita para aumentar a segurança e qualidade dos frutos frescos (Responsável: Doutora Carla Nunes);


- PTDC/AGR-ALI/66065/2006 Novas abordagens para a caracterização e correcção da clorose férrica. Fluxos do Fe, transportadores e expressão genética (Responsável: Prof. Doutora Maribela Correia);


- Prémio Caixa Agrícola Do Algarve 2008 Utilização das aparas de relva como fertilizante (Responsável: Prof. Doutora Maribela Correia);


- Parceria 2008-2011 - Desenvolvimento de novos métodos para a caracterização química e biológica do Propolis - Parceria com a empresa Cruz Alta Agricultura, Lda. (Responsável: Prof. Doutora Graça Miguel);


- CYTED 2006-2010 - Desarrollo de tecnologías para el manejo integrado (MI) de enfermedades del Manzano. Universidade do Algarve, and another 7 investigation institutes from 6 Iberia-American countries (Responsável: Doutora Carla Nunes);


- Project ALFAETÌLICO - 2009 - Technical and economical evaluation of bioethanol production, using agri-food residuals as carbon. Programa de Financiamento QREN. (Responsável: Prof. Doutora Maria Emília Costa).

Patentes

Embora a vida do investigador não seja fácil, o CDCTPV, apostando na dedicação conta já com patentes nacionais e internacionais

Patentes internacionais:

Em colaboração com a CUF - Adubos de Portugal SA- a Universidade do Algarve alcançou uma patente internacional: ”International Apllication No.: PCT/PT2007/000041( 08,10, 2007) - Use as a fertilizer of a plant extract obtained from golf course and lawn maintenance.

Responsáveis do CDCTPV: Maribela Pestana, Pedro Correia e Irina Domingos.

Esta foi desenvolvida pelo Plant Nutrition Group do CDCTPV, e foi a primeira patente da UAlg. Demonstrando assim o envolvimento do centro com a indústria.


Patentes nacionais:

· Patent 103359 – Processo de obtenção do extracto enzimático coagulante da flor do cardo, asséptico e conservado a temperaturas de congelação. (2007.11.07)
Responsáveis do CDCTPV : Emília Costa e Ana Mafalda Maia Caetano de Sales Gomes.

· Patent 103 444 - Obtenção de uma cultura de células vegetais do híbrido de Citrus cv. Tangera “Carvalhal” aclimatadas à salinidade. (2008.01.08)
Responsáveis do CDCTPV: Emília Costa e Ana Luísa Nobre Faísca Santos Martins Navarro Ferreira.

· Patent Submission PT103584 - Uso de um extracto vegetal como fertilizante, obtido a partir dos resíduos provenientes das actividades de manutenção dos relvados.
Responsáveis do CDCTPV: Maribela Pestana, Pedro Correia e Irina Domingos.



Este é um dos vários casos de sucesso dos Centros de Investigação da Universidade do Algarve, que mostra o que de bom se faz por cá.
O futuro reserva para o CDCTPV novos desafios promissores. Ficaremos atentos!


Saber mais...
http://www.cdctpv.ualg.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

O ESCULTOR DA PEDRA DO MAR

« O mar proporciona-lhe os materiais para as suas peças esculpidas à mão, mas também e sobretudo, a inspiração, nascendo dessa conjugação perfeira uma inesgotável criação de figuras marinhas e religiosas.»